Citar e referenciar as fontes de informação 

Fazer um trabalho escolar exige que se pesquise e utilize informação obtida em diversas fontes. Para respeitar o esforço e a propriedade intelectual dos autores, é necessário aprender a citar e a fazer corretamente as referências bibliográficas, de modo a evitar o plágio. Frequentemente, os alunos acabam por plagiar e cometer ilegalidades sem terem verdadeiramente consciência da gravidade de tal comportamento. A melhor maneira de evitar cometer plágio é aprender a citar e a referenciar as fontes de informação utilizadas, segundo as normas, ou, mais exatamente, a norma definida como padrão na escola.

Atualmente, pode dizer-se que qualquer aluno pode citar e fazer as referências bibliográficas do seu trabalho sem grande esforço e sem  grandes riscos de errar. Existem várias ferramentas digitais que fazem esse trabalho de forma automática, e algumas delas nem sequer precisam de ser instaladas, porque estão disponíveis online e podem ser conhecidas e utilizadas a partir dos links ao fundo da página.

As citações e as referências bibliográficas dos documentos consultados na realização de um trabalho escolar permitem distinguir entre os dados das obras publicadas por outras pessoas e o novo resultado, enriquecido com o esforço pessoal do aluno. Por outro lado, torna-se mais fácil  localizar e identificar todas as fontes consultadas e a partir de onde foram recolhidos os dados que são citados no trabalho. Assim,  são respeitados os princípios éticos de utilização da informação, evitando-se o plágio.

Citar é o ato de reproduzir e relacionar as palavras (ou as frases) e as ideias de um autor ou de alguém que tem autoridade numa determinada área do saber e que normalmente estão publicadas e acessíveis. Uma citação é uma forma simples de reproduzir no texto as ideias ou os pensamentos de outro autor,  devendo referir as indicações necessárias para permitam localizar a obra e o autor de onde foram obtidas as ideias ou pensamentos.  O ato de citar dá credibilidade ao trabalho e mostra rigor científico.

Num trabalho de pesquisa, a obra citada deve ser indicada em dois locais: no texto, de forma abreviada, e no final do texto, na referência bibliográfica, onde devem constar todas as fontes consultadas.

Pode citar-se de duas maneiras: 

  • Parafrasear:  reproduzir as ideias de um autor através de palavras nossas (a fonte deve ser indicada de forma abreviada e a referência completa na bibliografia);
  • Citação direta: reproduzir integral e rigorosamente as ideias do autor, entre aspas, no caso de uma citação curta (até 3 linhas), referindo a fonte imediatamente a seguir e na bibliografia. Se for mais longa, separar do texto principal com espaçamento duplo e avançado em relação à linha do texto principal, com espaçamento simples e letra em tamanho inferior. Segue-se a indicação da fonte e depois na bibliografia.
  • Citação indireta: quando se cita um autor a partir de outro, isto é, não temos acesso direto à fonte original, apenas dispomos da sua citação através de outro autor que o transcreve, devemos mencionar o autor original e aquele que o cita e a cuja obra tivemos acesso (o autor original deve ser referido no texto ou na nota de rodapé; o autor consultado é o único que deve constar na referência bibliográfica.

A referência bibliográfica é uma listagem das obras consultadas durante a realização do trabalho e que permite a identificação de cada uma delas e que se encontra no final. Geralmente, inclui todos os documentos citados ou consultados durante a elaboração de um trabalho académicoA apresentação das obras referenciadas  deve seguir a norma definida ou adotada pela escola.

Independentemente da norma adotada, há várias ferramentas que permitem escolher entre vários estilos. Aqui ficam algumas possibilidades, onde basta inserir os dados.

https://zbib.org/  

https://www.citethisforme.com/

https://www.citationmachine.net/ 



Carlos Pascoal
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.