Tema ou problema?
Um trabalho escolar deve ser concebido como uma oportunidade para desenvolver competências na área da informação e comunicação. Mais do que um mero instrumento de avaliação, deve traduzir-se numa tentativa pessoal e original de procura de uma resposta a um problema ou questão colocado pelo professor, em qualquer disciplina.
Deve desencadear um processo que envolve várias etapas:
1. Definição do tema (orientações específicas do professor que devem enquadrar e regulamentar a tarefa e os passos a cumprir);
2. Pesquisa da informação;
3. Tratamento e organização da informação recolhida;
4. Redação e estruturação do trabalho;
5. Referenciação do trabalho.

A Biblioteca Escolar assume-se como um suporte de apoio, em parcerias no desenvolvimento de uma verdadeira política escolar de literacia de informação, com os diversos departamentos curriculares, respeitando o papel de cada um dos intervenientes.
No que diz respeito às diretrizes e estratégias de realização dos trabalhos, caberá a cada um dos professores, de acordo com as orientações definidas em departamento, definir os temas, os critérios de avaliação e o género de recursos a explorar.
A Biblioteca Escolar disponibiliza os recursos e as fontes documentais que estão ao seu alcance através do fundo documental, do seu catálogo digital, dos serviços de curadoria na sua página e um tutorial de apoio à realização de trabalhos escolares, com sugestões e propostas no âmbito da pesquisa, organização e tratamento da informação com recurso a algumas ferramentas digitais e de normas formais de catalogação e referenciação.