Redação do trabalho

Imagem de Megan Rexazin
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A fase da redação do trabalho é uma das mais importantes, porque é o momento de organizar toda a informação recolhida e tratada, estruturar as ideias e redigir o texto que vai ser apresentado como produto final.

Antes de começar a redigir, convém organizar uma listagem com as exigências do professor, relativamente a escolha e definição do tema, extensão e profundidade da abordagem, componentes obrigatórias e regras de apresentação do produto final.

É importante elaborar um plano de redação que inclua uma estruturação do fio condutor a partir do tema/problema inicial, dos resultados das pesquisas, o modo como o tema é analisado e aprofundado, assim como, as conclusões que legitimamente se podem extrair. Não se devem esquecer as principais fontes a consultar.

Como redigir o trabalho

De uma maneira geral, é preciso explicar o que se vai dizer (introdução), dizê-lo de forma detalhada e fundamentada  (desenvolvimento) e sintetizar o que se disse (conclusão). 

Depois de organizar todos os materiais, reunidos após as pesquisas efetuadas e o tratamento dos dados, é tempo de passar para a redação do trabalho. Há algumas recomendações que devem ser tidas em conta durante o processo de escrita:

  • redigir frases curtas, simples, mas com o conteúdo necessário à sua compreensão;
  •  construir parágrafos organizados em torno de uma ideia principal, de forma coerente e lógica (como se fosse um texto de pequenas dimensões);
  • utilizar verbos e tempos de forma homogénea;
  • fazer uma revisão atenta e, caso seja possível, pedir a colaboração a outra pessoa.

Um trabalho escolar (ou académico) deve ter a habitual estrutura tripartida: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma das três partes tem objetivos e formas de redação distintas.

Introdução

Uma boa introdução deve funcionar como um mapa, para que o leitor consiga compreender onde se pretende chegar, ou seja, o fio condutor e o que vai ser analisado ao longo do caminho. 

Tópicos:

  • identificar clara e concisamente o tema principal;
  • apresentar e contextualizar o problema e as questões que vão servir de fio condutor;
  • enumerar e definir os principais conceitos e as posições em confronto;
  • clarificar em que perspetiva o tema vai ser abordado e de que forma a posição vai ser defendida;
  • esclarecer o leitor sobre o processo que se vai desenrolar a partir daqui: Quem? O quê? Quando? Onde? 
  • preparar a transição para o desenvolvimento.
Desenvolvimento

O desenvolvimento é a parte principal do trabalho. É aqui que vai ser feita a análise detalhada e aprofundada do tema e onde serão apresentadas as razões que apoiam ou permitem contestar uma posição relativamente ao problema.

  • no desenvolvimento devem estar incluídos e aplicados os resultados das pesquisas, a confrontação de argumentos e provas documentadas, as teorias, os conceitos e as relações entre diferentes fontes; 
  • todos os conceitos utilizados devem ser bem definidos e clarificados;
  • os parágrafos devem ser estruturados de forma a refletir a análise crítica sobre o tema e o problema;
  • cada parágrafo deve conter uma ideia principal,  uma justificação e uma frase de conclusão;
  • a justificação inclui os dados, explicações e exemplos para apoiar a ideia principal;
  • cada parágrafo deve estar estruturado em volta de um argumento (justificação) e funcionar como um pequeno texto com princípio, meio e fim;
  • as frases de conclusão de cada parágrafo fundamentam a ideia principal e dão solidez ao trabalho.
Conclusão

Na conclusão devem resumir-se  os pontos principais discutidos ao longo do trabalho. É aí que as questões e as respostas ou tentativas de resposta ao problema são avaliadas e se antecipam possíveis questões ainda em aberto. É importante sublinhar que a conclusão:

  • deve fazer a listagem resumida dos pontos-chave do trabalho;
  • deve relacionar a questão com as ideias-chave tratadas no trabalho;
  • não deve conter dados novos em relação ao corpo do trabalho;
  • pode constatar a necessidade de se explorarem novas perspetivas na abordagem do tema.
Revisão:

Por fim, deve-se reservar o tempo necessário para fazer uma revisão atenta do trabalho escrito. Por exemplo:

  • verificar se o fio condutor é coerente e está bem definido;
  • fazer a revisão de texto em termos de ortografia e de construção de frases;
  • verificar a existência de palavras repetidas e utilizar sinónimos para enriquecer o texto;
  • pedir que outra pessoa leia e faça a revisão do texto. 

    Carlos Pascoal
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