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Elaboração do trabalho

Chegados aqui, depois de enunciadas as principais orientações a seguir e todos os cuidados a ter na resposta a dar perante a solicitação de um trabalho escolar, chega o momento de apresentar uma síntese das principais etapas.

Com essa finalidade e esperando contribuir para ajudar  na compreensão das orientações necessárias para cumprir bem a tarefa,  parece que a metodologia mais adequada é apresentar um exemplo de um caso hipotético, analisando-o e avaliando cada decisão assim como os seus resultados.

Processo de elaboração do trabalho

Tomemos o exemplo de um tema pertinente e suscetível de múltiplas abordagens: "inteligência artificial". Ora, um professor não pode limitar-se a dizer que façam um trabalho sobre "inteligência artificial" com um x número de páginas e para procurarem em livros, revistas e na internet. Dependendo do escalão etário dos alunos e do seu nível de ensino, é essencial dar orientações precisas sobre fontes, tipo de abordagem (maior ou menor profundidade, áreas da realidade e implicações sociais, económicas, entre outros), tipo de formatação, suporte da apresentação e etapas intermédias. 

Alguns conselhos e orientações são fundamentais nesta fase: 

  • o tema do trabalho tem que ser especificado. No exemplo apresentado, os alunos deverão ser orientados para uma área específica: impactos, positivos ou negativos, sobre a educação, formação, emprego, privacidade, oportunidades e ameaças à economia, ao emprego, à segurança, entre outros;
  • se se tratar de alunos do ensino secundário, estes devem ser orientados para a utilização do Google Académico onde conseguirão obter informação validada científica e academicamente;
  • no caso de serem alunos do ensino básico, é importante distinguir a credibilidade da informação pesquisada a partir da decomposição da URL, valorizando sobretudo fontes em que nos endereços e sobretudo na extensão constem .gov/.edu/.org em detrimento de blog e .com e dos responsáveis pela informação disponibilizada;
  • identificar as melhores estratégias para realizar pesquisas num motor de busca, a necessidade de escolher adequadamente as palavras-chave e explorar as possibilidades da busca avançada;
  • arquivar e gerir adequadamente as fontes pesquisadas na internet para consulta e criação das necessárias referências. Para isso, a aplicação Pocket é de grande utilidade (sendo gratuita, bastando efetuar o registo);
  • Se realizarmos algumas pesquisas no Google, a partir do exemplo já referido, "inteligência artificial", obteremos:
  • inteligência artificial, sem aspas, aparecem 29 500 000 resultados (aproximadamente);
  • "inteligência artificial" desce para 14 400 000 resultados; (Google Académico, baixa para 37 resultados)
  • inteligência artificial: vantagens e desvantagens - 148 000 resultados; se colocar a expressão entre aspas baixa para 517 resultados e no Google Académico baixa para 4 resultados; 
  • perigos da inteligência artificial - 331 000 resultados; "perigos da inteligência artificial" - 14 800 resultados (se for no Google Académico, baixa para 7 resultados)
  • benefícios da inteligência artificial - 16 500 000; "benefícios da inteligência artificial" - 96 600 resultados (se for no Google Académico, baixa para 37 resultados);
  • "inteligência artificial: ameaça ou oportunidade" - 150 resultados;
  • inteligência artificial + ameaça ao emprego + privacidade - 114 000 resultados; no Google Académico surgem 5 140 resultados.

Se analisarmos com algum cuidado alguns dos sites que obtemos através das pesquisas poderemos constatar algumas diferenças significativas. Comparemos alguns resultados:

  • Site comercial: carregado de publicidade, informação generalista, pouco rigorosa e sem valor científico,  a autora é identificada, mas sem conotação a qualquer organização institucional ou académica; não tem referências bibliográficas; nem data de produção nem de revisão. Tem várias hiperligações com alguma informação genérica, com interesse para alunos do ensino básico,  mas há excesso de ofertas comerciais e a informação não é certificada. A leitura também se aplica a este endereço embora este artigo nem esteja assinado, ou ainda a este
  • Site Institucional: da responsabilidade de uma instituição oficial e credível (Parlamento Europeu), divulga informações pertinentes e tem várias hiperligações para outros documentos de caráter oficial, com rigor e fundamento em termos jurídicos e políticos, de interesse social e académico, passíveis de ser descarregados, sem riscos e de forma gratuita. Tem interesse académico, especialmente para o ensino secundário. O principal senão tem a ver com o facto de muita dessa informação não ser em português.
  • Site de uma instituição académica: é o género de informação pesquisável no Google Académico, onde existem repositórios de teses das universidades, contendo informação validada científica e academicamente. Interessa sobretudo a alunos do ensino secundário e do ensino superior, pois podem consultar trabalhos redigidos com rigor e validados em termos de referenciação bibliográfica,  interiorizando assim modelos de redação, de formulação do problema e do desenvolvimento do fio condutor, bem como as formas mais adequadas de enquadrar teorias e argumentos;
  • Wikipedia: trata-se da enciclopédia livre e colaborativa, provavelmente, mais conhecida no mundo. Muitas vezes é desvalorizada devido ao uso inadequado da informação que disponibiliza, especialmente quando é objeto do mero "cortar e colar" . No entanto, merece uma análise cuidada relativamente às suas potencialidades enquanto fonte de informação, nos termos dos critérios de avaliação de sites e páginas.
  • É institucional, tendo claramente identificada a data de revisão e sendo assim possível aferir a sua atualidade; 
  • possui índice e referenciação bibliográfica, permitindo que seja descarregada em formato pdf; 
  • permite fazer automaticamente a referenciação (lado esquerdo da página em "citar esta página") de acordo com a norma escolhida;
  • possibilita a consulta do histórico das edições anteriores;
  • tem controlo de qualidade e pode ser acedida em várias línguas. 
  • Em suma, fornece informação credível e escrutinada publicamente, que merece ser utilizada por alunos do ensino básico e do secundário, podendo ser utilizada como modelo na construção do índice, das citações e da referenciação.

A fase seguinte na elaboração do trabalho tem a ver com as citações e a referenciação das fontes consultadas. A maior parte das instituições de ensino superior em Portugal utilizam, preferencialmente, a norma APA (American Psychological Association) e faz todo o sentido que no 3º ciclo e no ensino secundário, se opte por utilizar também a mesma norma como forma de os alunos se familiarizarem com esse modelo de referenciação. Para evitar erros formais na referenciação, há várias formas de as gerar de forma automática. Das que foram sugeridas, aquela que apresenta mais facilidade na sua utilização é o Zoterobib

Carlos Pascoal
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