Pesquisa da informação: orientações
Graças à internet, temos ao nosso dispor um manancial quase infinito de informação - disponível e acessível - a partir de um dispositivo com ligação à rede. A dimensão e a quantidade de dados ao nosso alcance exigem uma estratégia eficaz e um conjunto de procedimentos que evitem uma navegação à deriva e uma submersão completa no oceano quase infinito de dados.
Para facilitar a consulta das páginas pesquisadas noutras línguas, é aconselhável instalar extensões que permitam a tradução quase instantânea em navegadores como o Chrome, o Firefox ou Microsoft Edge, ou tradutores online como o DeepL ou o Reverso. No caso do Android e do iOS existe a aplicação Linguee, entre outras.
Navegar exige um sistema de orientação que permita que alcancemos o nosso destino. Aqui, a viagem rumo ao conhecimento implica dominar uma metodologia eficaz na procura da informação, na interpretação e no tratamento dos dados que necessitamos para responder às questões que desencadearam o processo.
Segue-se um conjunto de orientações cuja finalidade é ajudar na construção de uma estratégia pessoal de pesquisa e tratamento da informação.
Uma das formas de guardar e organizar as fontes consultadas na internet (sites e páginas) é usar o Pocket ou o Symbaloo.
Iniciar uma pesquisa
Iniciar uma pesquisa, normalmente no Google, e conseguir obter os resultados desejados, implica uma estratégia adequada que permita encontrar as respostas pretendidas evitando o ruído de uma enxurrada de informação.
Escrever o nome de um tema demasiado genérico como por exemplo "alterações climáticas" dá cerca de 1 850 000 resultados. Por sua vez, "alterações climáticas em Portugal" dá 18 700 resultados. Se colocarmos um tema mais específico, "consequências das alterações climáticas", obteremos 22 100 resultados e se for "consequências das alterações climáticas em Portugal" ficaremos com 2 070 resultados.
A principal diferença está na forma como se escolhem os termos a usar na pesquisa. Cuidados a ter:
1. Se os termos (palavras) usados na pesquisa forem demasiado gerais e abrangentes, os resultados obtidos vão ser em número excessivo e não se conseguirá decidir com rigor nem escolher a informação específica mais adequada.
2. Deve-se escrever de forma bem delimitada e rigorosa os termos da pesquisa, centrando-se:
a) num só assunto;
b) num grupo particular;
c) num período de tempo;
d) numa perspetiva ou numa causa.
A definição de um tema de trabalho/investigação também implica a escolha de palavras-chave, por vezes, sendo, por vezes, a parte mais difícil do processo de pesquisa.
Definir a palavra-chave
As ideias são expressas através de diferentes palavras. Estas devem ser escolhidas com cuidado, pois terão consequências nos resultados da pesquisa.
Cuidados a ter:
- Definir rigorosamente o tema da sua pesquisa;
- Fazer uma lista das expressões mais importantes;
- Selecionar as palavras-chave que vão ser usadas na pesquisa.
Para definir uma boa palavra-chave:
- escolher cuidadosamente entre os conceitos essenciais relacionados com o tema do trabalho;
- testar frases ou sinónimos relacionados com esses conceitos;
- anotar as palavras-chave e descritores atribuídos aos resultados apresentados nas pesquisas já efetuadas;
- para melhorar os resultados, procurar sinónimos das palavras na língua do motor de busca (normalmente em inglês);
- quanto maior for o número de palavras, mais se limita a busca (não incluir numa pesquisa inicial mais do que três palavras);
- pesquisar frases ou expressões colocando-as entre aspas.
Exemplificando: Como é que o confinamento afeta o desempenho dos alunos do ensino básico?
Para cada palavra-chave, procurar alternativas, sinónimos.
Exemplo:
Alunos do ensino básico;
Alargado: alunos/student;
Restrito: alunos do ensino básico / elementary school students;
Relacionado: alunos do ensino secundário / secondary school students;
Pesquisar no Google
Geralmente, quando um aluno faz uma pesquisa para um trabalho escolar ou académico, recorre invariavelmente ao Google. Vale a pena apresentar um conjunto de estratégias que pode ajudar os alunos a pesquisar de forma mais eficaz (pesquisa avançada)
1. Pesquisar por frase específica:
exames nacionais (sem aspas) 10 200 000 resultados
"exames nacionais" - 526 000 resultados
2. Excluir palavras (menos):
"exames nacionais" -"9º ano" - 32 000 resultados
3. Usar OU:
"exames nacionais" ou "provas de aferição" - 49 400 resultados
4. Pesquisar por palavras no conteúdo dos documentos: escrever allintext"exames nacionais" 180 000 resultados
5. Pesquisar por palavras no título dos documentos: allintitle "exames nacionais" - 1 310 resultados
6. Pesquisar dentro de um site específico: sitewww.dge.mec.pt "exames nacionais"- 943 resultados (site www.dge.mec.pt "exames nacionais", com espaço a seguir a site. dá 6 540 resultados)
7. Pesquisar por termos relacionados: related:www.arlindovsky.net - 6 900 resultados
8. Pesquisar por palavras sinónimas: "exames nacionais" (colocar ~ entre ambas) "acesso ao ensino superior" - 58 600 resultados
9. Definir palavras: o Google permite encontrar definições de palavras. Basta escrever "define", seguido do termo cuja definição se pretende conhecer ou encontrar: define:exame dá acesso a dicionários online com a definição pretendida
10. Pesquisar tipos específicos de documentos: "exames nacionais" fyletipe pdf - 1 870 resultados; "exames nacionais" fyletipe ppt- 3 140 resultados; "exames nacionais" fyletipe doc- 2 530 resultados
11. Traduzir termos para outras línguas: basta escrever "traduzir" seguido do termo e da língua pretendida. Exemplo: exames nacionais para inglês (ou francês, alemão, croata, etc.)
12. Usar o Google como calculadora: basta digitar a expressão, por exemplo: 247899* 345 = 85 525 155
Para compreender o método da pesquisa booleana.