Pesquisa da informação: orientações

Imagem de Gerd Altmann
Imagem de Gerd Altmann

Graças à internet, temos ao nosso dispor um manancial quase infinito de informação - disponível e acessível - a partir de um dispositivo com ligação à rede. A dimensão e a quantidade de dados ao nosso alcance exigem uma estratégia eficaz e um conjunto de procedimentos que evitem uma navegação à deriva e uma submersão completa no oceano quase infinito de dados.

Para facilitar a consulta das páginas pesquisadas noutras línguas, é aconselhável instalar extensões que permitam a tradução quase instantânea em navegadores como o Chrome, o Firefox ou Microsoft Edge, ou tradutores online como o  DeepL  ou o Reverso No caso do Android e do iOS existe a aplicação Linguee, entre outras.

Navegar exige um sistema de orientação que permita que alcancemos o nosso destino. Aqui, a viagem rumo ao conhecimento implica dominar uma metodologia eficaz na procura da informação, na interpretação e no tratamento dos dados que necessitamos para responder às questões que desencadearam o processo.

Segue-se um conjunto de orientações cuja finalidade é ajudar na construção de uma estratégia pessoal de pesquisa e tratamento da informação.

Uma das formas de guardar e organizar as fontes consultadas na internet (sites e páginas) é usar o Pocket ou o Symbaloo.


Iniciar uma pesquisa

Iniciar uma pesquisa, normalmente no Google, e conseguir obter os resultados desejados, implica uma estratégia adequada que permita encontrar as respostas pretendidas evitando o ruído de uma enxurrada de informação.

Escrever o nome de um tema demasiado genérico como por exemplo "alterações climáticas" dá cerca de 1 850 000 resultados. Por sua vez, "alterações climáticas em Portugal" dá 18 700 resultados. Se colocarmos um tema mais específico, "consequências das alterações climáticas", obteremos 22 100 resultados e se for "consequências das alterações climáticas em Portugal" ficaremos com 2 070 resultados.

A principal diferença está na forma como se escolhem os termos a usar na pesquisa. Cuidados a ter:

1. Se os termos (palavras) usados na pesquisa forem demasiado gerais e abrangentes, os resultados obtidos vão ser em número excessivo e não se conseguirá decidir com rigor nem escolher a informação específica mais adequada.

2. Deve-se escrever de forma bem delimitada e rigorosa os termos da pesquisa, centrando-se:

a) num só assunto;

b) num grupo particular;

c) num período de tempo;

d) numa perspetiva ou numa causa.

A definição de um tema de trabalho/investigação também implica a escolha de palavras-chave, por vezes, sendo, por vezes, a parte mais difícil do processo de pesquisa.

Definir a palavra-chave

Para otimizar as  pesquisas num motor de busca como o Google é fundamental escolher bem as palavras-chave que orientem as buscas de informação. Os computadores só pesquisam pela palavra escrita que lhes é apresentada e não pelas ideias pré-concebidas que lhe possam estar associadas.

As ideias são expressas através de diferentes palavras. Estas  devem ser escolhidas com cuidado, pois terão consequências nos resultados da pesquisa. 

Cuidados a ter:

  1. Definir rigorosamente o tema da sua pesquisa;
  2. Fazer uma lista das expressões mais importantes;
  3. Selecionar as palavras-chave que vão ser usadas na pesquisa. 

Para definir uma boa palavra-chave:

  • escolher cuidadosamente entre os conceitos essenciais relacionados com o tema do trabalho;
  • testar frases ou sinónimos relacionados com esses conceitos;
  • anotar as palavras-chave e descritores atribuídos aos resultados apresentados nas pesquisas já efetuadas;
  • para melhorar os resultados, procurar sinónimos das palavras na língua do motor de busca (normalmente em inglês);
  • quanto maior for o número de palavras, mais se limita a busca  (não incluir numa pesquisa inicial mais do que três palavras);
  • pesquisar frases ou expressões colocando-as entre aspas.

ExemplificandoComo é que o confinamento afeta o desempenho dos alunos do ensino básico?

Para cada palavra-chave,  procurar alternativas, sinónimos.

Exemplo:

Alunos do ensino básico;

Alargado: alunos/student;

Restrito: alunos do ensino básico / elementary school students;

Relacionado: alunos do ensino secundário / secondary school students;


Pesquisar no Google

Geralmente, quando um aluno faz uma pesquisa para um trabalho escolar ou académico, recorre invariavelmente ao Google. Vale a pena apresentar um conjunto de estratégias que pode ajudar os alunos a pesquisar de forma mais eficaz (pesquisa avançada)

1. Pesquisar por frase específica:

exames nacionais (sem aspas) 10 200 000 resultados

"exames nacionais" - 526 000 resultados

2. Excluir palavras (menos):

"exames nacionais" -"9º ano" - 32 000 resultados

3. Usar OU:

"exames nacionais" ou "provas de aferição" - 49 400 resultados

4. Pesquisar por palavras no conteúdo dos documentos: escrever allintext"exames nacionais" 180 000 resultados

5. Pesquisar por palavras no título dos documentos: allintitle "exames nacionais" - 1 310 resultados

6. Pesquisar dentro de um site específico: sitewww.dge.mec.pt "exames nacionais"- 943 resultados (site www.dge.mec.pt "exames nacionais", com espaço a seguir a site. dá 6 540 resultados)

7. Pesquisar por termos relacionados: related:www.arlindovsky.net - 6 900 resultados

8. Pesquisar por palavras sinónimas: "exames nacionais" (colocar ~ entre ambas) "acesso ao ensino superior" - 58 600 resultados

9. Definir palavras: o Google permite encontrar definições de palavras. Basta escrever "define", seguido do termo cuja definição se pretende conhecer ou encontrar: define:exame dá acesso a dicionários online com a definição pretendida

10. Pesquisar tipos específicos de documentos: "exames nacionais" fyletipe pdf - 1 870 resultados; "exames nacionais" fyletipe ppt- 3 140 resultados; "exames nacionais" fyletipe doc- 2 530 resultados

11. Traduzir termos para outras línguas: basta escrever "traduzir" seguido do termo e da língua pretendida. Exemplo: exames nacionais para inglês (ou francês, alemão, croata, etc.)

12. Usar o Google como calculadora: basta digitar a expressão, por exemplo: 247899* 345 = 85 525 155

Para compreender o método da pesquisa booleana.

Carlos Pascoal
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora
Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.