Tema ou problema?


Um trabalho escolar deve ser concebido como uma oportunidade para desenvolver competências na área da informação e comunicação. Mais do que um mero instrumento de avaliação, deve traduzir-se numa tentativa pessoal e original de procura de uma resposta a um problema ou questão colocado pelo professor, em qualquer disciplina.

Deve desencadear um processo que envolve várias etapas:

1. Definição do tema (orientações específicas do professor que devem enquadrar e regulamentar a tarefa e os passos a cumprir);

2. Pesquisa da informação;

3. Tratamento e organização da informação recolhida;

4. Redação e estruturação do trabalho;

5. Referenciação do trabalho.  


Imagem de Peggy_Marco
Imagem de Peggy_Marco

A Biblioteca Escolar assume-se como um suporte de apoio, em parcerias no desenvolvimento de uma verdadeira política escolar de literacia de informação, com os diversos departamentos curriculares, respeitando o papel de cada um dos intervenientes.

No que diz respeito às diretrizes e estratégias de realização dos trabalhos, caberá a cada um dos professores, de acordo com as orientações definidas em departamento, definir os temas, os critérios de avaliação e o género de recursos a explorar.

A Biblioteca Escolar disponibiliza os recursos e as fontes documentais que estão ao seu alcance através do fundo documental, do seu catálogo digital, dos serviços de curadoria na sua página e um tutorial de apoio à realização de trabalhos escolares, com sugestões e propostas no âmbito da pesquisa, organização e tratamento da informação com recurso a algumas ferramentas digitais e de normas formais de catalogação e referenciação.


Carlos Pascoal
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