Critérios para avaliar páginas e sites

Imagem de Gerd Altmann
Imagem de Gerd Altmann

As pesquisas permitem aceder a inúmeras páginas com informação, mas nem todas interessam do mesmo modo para os objetivos do trabalho. O critério da ordem pela qual elas aparecem não é um critério muito fiável, porque até nem conhecemos o critério que definiu a ordem de apresentação dos resultados. Por outro lado, nem todas as páginas que aparecem ordenadas na pesquisa têm a mesma credibilidade; muitas delas, em vez de ajudar na realização do trabalho, ainda dificultam mais a tarefa, não só pelo ruído (quantidade excessiva) como até pela inutilidade da informação fornecida, superficialidade, falta de rigor ou inadequação do tema ou do seu tratamento. Daí a necessidade de estabelecer um sistema ou um critério rigoroso para selecionar, de forma objetiva, a informação mais relevante.

A avaliação de um site permite analisar a sua relevância, tendo em conta as necessidades e as exigências do trabalho a ser realizado, assim como a utilidade do seu conteúdo (fiabilidade e qualidade da informação).

Critérios de avaliação de sites e páginas na internet

As pesquisas realizadas num motor de busca apresentam resultados em quantidades substanciais, em termos de páginas na internet e sites de diversa origem e natureza. Nem todos os resultados têm o mesmo valor informativo, sendo possível definir critérios para os avaliar quanto a credibilidade, objetividade, fiabilidade e rigor,  utilidade e  atualidade dos dados disponibilizados:

  • credibilidade da informação - depende da confiança que o responsável (indivíduo ou entidade) pela página ou pelo site, inspira quanto à sua autoridade na área do conhecimento e da instituição a que pertença;
  • objetividade da informação - esta não deve ser tendenciosa nem parcial, devendo ser completa, rigorosa e assente em critérios científicos;

  • fiabilidade e rigor da informação - assente em evidências científicas, na reflexão e nos métodos rigorosos de cada disciplina, devendo apresentar dados exatos e analisar com profundidade os tópicos tratados;

  • adequação e utilidade da informação - a capacidade de atender às necessidades de informação dos utilizadores que vão usar esses dados;

  • atualidade da informação - a atualização da informação determina largamente a sua utilidade. Em geral, se excetuarmos as informações com valor histórico, quanto mais atual e recente for a informação, melhor e mais útil ela será, especialmente em notícias e dados científicos.

Carlos Pascoal
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