Redação do trabalho

A fase da redação do trabalho é uma das mais importantes, porque é o momento de organizar toda a informação recolhida e tratada, estruturar as ideias e redigir o texto que vai ser apresentado como produto final.
Antes de começar a redigir, convém organizar uma listagem com as exigências do professor, relativamente a escolha e definição do tema, extensão e profundidade da abordagem, componentes obrigatórias e regras de apresentação do produto final.
É importante elaborar um plano de redação que inclua uma estruturação do fio condutor a partir do tema/problema inicial, dos resultados das pesquisas, o modo como o tema é analisado e aprofundado, assim como, as conclusões que legitimamente se podem extrair. Não se devem esquecer as principais fontes a consultar.
Como redigir o trabalho
De uma maneira geral, é preciso explicar o que se vai
dizer (introdução), dizê-lo de forma detalhada e fundamentada (desenvolvimento) e sintetizar o que se disse (conclusão).
Depois de organizar todos os materiais, reunidos após as pesquisas efetuadas e o tratamento dos dados, é tempo de passar para a redação do trabalho. Há algumas recomendações que devem ser tidas em conta durante o processo de escrita:
- redigir frases curtas, simples, mas com o conteúdo necessário à sua compreensão;
- construir parágrafos organizados em torno de uma ideia principal, de forma coerente e lógica
(como se fosse um texto de pequenas dimensões);
- utilizar verbos e tempos de forma homogénea;
- fazer uma revisão atenta e, caso seja possível, pedir a colaboração a outra pessoa.
Um trabalho escolar (ou académico) deve ter a habitual estrutura tripartida: introdução, desenvolvimento e conclusão. Cada uma das três partes tem objetivos e formas de redação distintas.
Introdução
Uma boa introdução deve funcionar como um mapa, para que o leitor consiga compreender onde se pretende chegar, ou seja, o fio condutor e o que vai ser analisado ao longo do caminho.
Tópicos:
- identificar clara e concisamente o tema principal;
- apresentar e contextualizar o problema e as questões que vão servir de fio condutor;
- enumerar e definir os principais conceitos e as posições em confronto;
- clarificar em que perspetiva o tema vai ser abordado e de que forma a posição vai ser defendida;
- esclarecer o leitor sobre o processo que se vai desenrolar a partir daqui: Quem? O quê? Quando? Onde?
- preparar a transição para o desenvolvimento.
O desenvolvimento é a parte principal do trabalho. É aqui que vai ser feita a análise detalhada e aprofundada do tema e onde serão apresentadas as razões que apoiam ou permitem contestar uma posição relativamente ao problema.
- no desenvolvimento devem estar incluídos e aplicados os resultados das pesquisas, a confrontação de argumentos e provas documentadas, as teorias, os conceitos e as relações entre diferentes fontes;
- todos os conceitos utilizados devem ser bem definidos e clarificados;
- os parágrafos devem ser estruturados de forma a refletir a análise crítica sobre o tema e o problema;
- cada parágrafo deve conter uma ideia principal, uma justificação e uma frase de conclusão;
- a justificação inclui os dados, explicações e exemplos para apoiar a ideia principal;
- cada parágrafo deve estar estruturado em volta de um argumento (justificação) e funcionar como um pequeno texto com princípio, meio e fim;
- as frases de conclusão de cada parágrafo fundamentam a ideia principal e dão solidez ao trabalho.
Na conclusão devem resumir-se os pontos principais discutidos ao longo do trabalho. É aí que as questões e as respostas ou tentativas de resposta ao problema são avaliadas e se antecipam possíveis questões ainda em aberto. É importante sublinhar que a conclusão:
- deve fazer a listagem resumida dos pontos-chave do trabalho;
- deve relacionar a questão com as ideias-chave tratadas no trabalho;
- não deve conter dados novos em relação ao corpo do trabalho;
- pode constatar a necessidade de se explorarem novas perspetivas na abordagem do tema.
- verificar se o fio condutor é coerente e está bem definido;
- fazer a revisão de texto em termos de ortografia e de construção de frases;
- verificar a existência de palavras repetidas e utilizar sinónimos para enriquecer o texto;
- pedir que outra pessoa leia e faça a revisão do texto.